Quem sou eu

Minha foto
**Olinda Caetano Garcia** é advogada com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direitos Humanos, Direito Social e Imobiliário. Reconhecida por sua atuação ética e combativa, dedica-se a promover a justiça social e a defesa dos direitos fundamentais. Ao longo de sua trajetória, destacou-se em litígios e no assessoramento jurídico especializado, além de atuar em causas que envolvem o empoderamento feminino e a igualdade de oportunidades. Com sólida formação e habilidades em negociação e gestão de conflitos, Olinda alia conhecimento técnico a uma visão humanista, buscando soluções jurídicas que contribuam para um ambiente mais justo e inclusivo.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Inteligência emocional: uma escolha inteligente



A inteligência emocional permite o uso das emoções de forma positiva e assim alcançar os melhores resultados.

São ingredientes importantes na inteligência emocional o autoconhecimento, a motivação, a empatia, a autorregulamentação e os meios de lidar com relacionamentos.

Tais competências podem ser desenvolvidas e utilizadas em benefício próprio e dos demais de seu convívio.

Para que sejam parte de sua existência tais competências há que se adquirir habilidades como o controle das emoções, a motivação e saber exatamente como manejar tais habilidades.

Importante saber que nas escolhas que fazemos diariamente há uma mescla de emoções, e muitas dessas emoções provocam conflitos externos e internos, caso não sejam administradas.

Vejamos, por exemplo, as decisões que impactam muitas pessoas, estas não podem sofrer as influências emocionais negativas, pois estas geram desconforto, por isso, o equilíbrio emocional está vinculado com o discernimento.

A inteligência emocional permite que sejam avaliadas as necessidades do outro, do local em que se encontra, da responsabilidade na tomada de decisão e principalmente, permite estar conectado com o presente, utilizando-se das experiências passadas, contudo, sem deixar-se influenciar por elas, além de uma visão de futuro calcado no mundo de possibilidades que se abre a cada ato decisório.

Em suma, a inteligência emocional pode ser construída a partir do histórico pessoal, das vivências da pessoa e na predisposição ao autoconhecimento.

A inteligência emocional é um elemento muito importante a ser conquistado para quem quer ser protagonista de sua história.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Série Escolhas: O ato de escolher e a sua importância.

Este é o primeiro texto que acompanha o primeiro vídeo da série “Escolhas” e assim sucessivamente, espero que possa ser-lhe útil e que desperte em você a percepção de que as escolhas, mesmo as menores, são atos decisivos em nossas vidas.

Para assistir o vídeo acesse: 
https://www.facebook.com/olinda.caetano

Pois bem, a escolha é um ato em que uma pessoa ou mais pessoas decidem sobre algo. A escolha pode ser de ordem pessoal, profissional ou ainda social e política, como ocorrem nas eleições seja para um mandato político, um síndico, ou presidente de associação ou da república.

O que não se leva em conta é escolher é sempre um ato de decisão praticado a cada instante em nossas vidas.

Diariamente escolhemos a roupa que vestimos, o alimento que ingerimos, as atividades que iremos executar, escolhas que fazemos sem nos dar conta de que são escolhas.

A importância do ato de escolher nessas ações não são percebidas, isso devido à mecanicidade das nossas ações, e por essa razão nem sempre nos damos conta de seu grau de importância.

A verdade é que somente nos damos conta do ato que implica a escolha quando vem carregada de dúvidas e geram conflitos internos, e nessas ocasiões buscamos por orientação para que a escolha seja a mais acertada.

Normalmente, questionamentos são levantados em razão da natureza da escolha e a sua importância e peso de mudança na vida, o que irá impactar em nossa vida e as mudanças delas advindas.


O que é bom ressaltar é que tais decisões que implicam em escolhas sempre repercutem em nossa vida e também na vida daqueles que nos cercam, e muitas dessas escolhas podem repercutir numa sociedade inteira.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Se você busca solução



Nos dias atuais muitos paradigmas são alterados e um deles é o gerencial, antes, ainda se pensava no perfil de chefia e subordinados, hoje já explora uma gestão dinâmica e otimizada em que as potencialidades são aproveitadas complementando-se com a finalidade de atingir o resultado pretendido.

Fala-se em equipe como um todo em que os integrantes agem em torno de um objetivo maior e na busca de excelência e alta performance.

Muitas técnicas foram desenvolvidas e os conhecimentos interpenetram-se formando uma unidade vencedora, obstáculos são superados. A sinergia é o fator principal a tornar coeso o grupo de trabalho.

Muito mais que herdar algo, pensa-se em deixar um legado para a humanidade.

Habilidades e capacidades podem ser desenvolvidas, ampliadas e o autoconhecimento é tônica que move todo o sucesso nas equipes.

O coaching pode ser considerado como a ponte que liga você e sua equipe ao sucesso desejado.

#coachingcomigo

Gratidão

por OLinda Caetano Garcia
coach, palestrante a advogada.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Você pode ir em direção ao seu sucesso.


Ajudar pessoas é uma missão para todo aquele que destina seu tempo e esforços ao autoconhecimento e sua missão de vida.

Todos nós em algum momento em nossas vidas já nos sentimos sem uma direção a seguir, ou à frente de vários caminhos, que por sinal, todos atrativos, e isso causou uma grande dúvida, uma verdadeira confusão mental.

Ao mensurar o caminho a seguir repetiram-se inúmeras perguntas com respostas similares, todas apontando para as diversas oportunidades encontradas em cada caminho, no entanto, a falta de um acompanhamento, de uma direção impediu que muitas vezes a decisão fosse tomada a tempo.

Disso resultou e muitas vezes resulta ser levado ou levada pelas circunstâncias sem o domínio do que se pretendia realizar.

O coaching como processo tem a finalidade de direcionar, porém há de saber primeiro para onde deseja ir.

Agora mesmo quando não se sabe para onde quer ir, ainda assim o coaching possui ferramentas que podem ajudar na decisão.

Eu sou coach e também já fui coachee,posso te afirmar os benefícios trazidos nesse processo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Coaching - processo acelerador de resultados.



O coaching é um processo pelo qual o coach (orientador) leva o seu coachee (orientado) até o estado desejado.

Ou seja, o coachee ao procurar o trabalho do coach lhe apresenta o seu desejo, a sua meta e objetivo.

E, e com isso o coach através de ferramentas que tem a finalidade de expandir o conhecimento do coachee lhe proporciona os meios necessários para que empreenda nessa jornada em direção ao seu propósito.

Nessa caminhada muito há de autoconhecimento, de conexão entre coach e coachee, uma verdadeira viagem interna nas causas que impediram até o momento do coachee conseguir chegar aonde deseja.

Vale a viagem, vale a jornada, vale a orientação.

Sucesso é a Meta!!


O Life Coaching: Uma Jornada de Potencial e Realização

O life coaching é um processo transformador e profundamente pessoal, ancorado em fundamentos científicos da psicologia positiva, neurociên...