Quem sou eu

Minha foto
**Olinda Caetano Garcia** é advogada com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direitos Humanos, Direito Social e Imobiliário. Reconhecida por sua atuação ética e combativa, dedica-se a promover a justiça social e a defesa dos direitos fundamentais. Ao longo de sua trajetória, destacou-se em litígios e no assessoramento jurídico especializado, além de atuar em causas que envolvem o empoderamento feminino e a igualdade de oportunidades. Com sólida formação e habilidades em negociação e gestão de conflitos, Olinda alia conhecimento técnico a uma visão humanista, buscando soluções jurídicas que contribuam para um ambiente mais justo e inclusivo.

domingo, 26 de março de 2017

Evite o estresse da desorganização


Olinda Caetano Garcia - coach e palestrante

Nos dias atuais o orçamento doméstico tem sido objeto de atenção por parte dos casais e mesmo por aqueles que arcam individualmente com as despesas domésticas.

Saber controlar as despesas e harmonizar a receita com a despesa, não é uma tarefa das mais fáceis, seja para distribuir a renda, ou conter os gastos inúteis, pois exige determinação e disciplina.

No Brasil, segundo recente pesquisa divulgada pelo SPC Brasil, uma grande porcentagem da população brasileira não consegue fechar o mês com dinheiro sobrando, a estatística mostra que caiu em 20% somente neste ano.

Também, mostra que uma boa parte dos brasileiros afirmam que o motivo é a falta de organização para administrar os próprios gastos.

O que se sabe é que independente da “chamada” crise há se avaliar os gastos e estabelecer o grau de importância dos gastos da casa e determinar em que o dinheiro deve ser investido.

Sabe-se, ainda, que muitas pessoas são consumidores compulsivos, consomem por impulso, muitos não controlam os seus gastos, não planejam para os imprevistos, e até desconhecem os seus ganhos reais, assumindo que deixam de organizar as suas finanças.

Importante que se tenha a consciência do quanto é útil organizar-se financeiramente, seja através de uma planilha ou até de um pequeno caderno para anotações.

Um dos fatores predominantes é a falta de disciplina, a falta de tempo e o esquecimento. Bom, tudo isso pode ser alterado quando desenvolvem-se as competências e a habilidades que nos capacitam para uma vida mais organizada sem os muitos eventos estressantes causados pela desorganização.

sábado, 11 de março de 2017

Aprenda a ser Feliz!

Olinda Caetano Garcia
coach e palestrante
A felicidade esta vinculada ao centro das emoções, tem sua semente no mundo das crenças, e desde sempre o que mais se quer é ser Feliz. Os questionamento surgem... a memória colabora trazendo a lembrança de fatos e acontecimentos da vida passada.
E, você lembra daquele presente que tanto queria e que após duas semanas já estava incorporado em sua vida e já não produzia mais felicidade. Você contextualiza e destaca: o que está fora me traz felicidade temporária, fiquei feliz por pouco tempo.
Pensa-se que a sabedoria é provedora de felicidade, isso porque a sabedoria tem o poder de fazer aprender e quanto mais se aprende mais se torna capaz de produzir a própria felicidade.
Contemporaliza e extrai a felicidade das pequenas coisas, da beleza de cada dia, de descobrir a maneira de enxergar a felicidade com a capacidade de assombro de quem vê pela primeira vez. Grande sacada, pessoas extraordinária aprendem e se aperfeiçoam todos os dia, Ahhhh .... elas valorizam o autoconhecimento, sabem que precisam saber o que as faz feliz...
Estar bem é subjetivo, mora lá dentro, sabem que o cérebro age por associação e precisam ensinar o cérebro a reconhecer motivos para ser feliz.
Pensa na história que quer contar sobre a sua vida, os valores que alimentou, as crenças que direcionaram a sua vida, pensa sobre a sua missão de Vida. Descobre que pode criar a própria história e nela inserir dias felizes, pode desenhar e colorir e mudar a sua história.
Reconhece a sua identidade, reconhece nos papéis que desempenha a manifestação do Criador, sabe que a humanidade necessita de pessoas que conhecem os seus papeis com clareza. A sua profissão, o equilíbrio financeiro, a afiliação, o pertencimento a determinados grupos, a congruência dos valores e a conexão com pessoas de iguais valores.
A fluidez de pensamento resultado do pensamento criativo, consegue desenvolver tarefas iguais de diversas maneiras, novas trilhas neurais se formam, a plasticidade e a neuroplasticidade são reais.
Dirije os seus pensamentos, movimenta-se no eu quero ser feliz, ser feliz é a própria história. A felicidade só é felicidade quando é compartilhada.
O coach gera felicidade no outro, ele impulsiona, orienta e gera movimento no outro para que possa ser feliz. A conexão e o sentimento é a linguagem da alma, e se quer saber sobre alguma coisa observe o sentimento que tem por ela. Sente e sabe que o eu com o eu mesmo.
O coaching é um processo que faz com que você saiba e reconheça o quanto é bom, e saiba que há uma força interna que dirige esses seres que buscam a alta performance. O coaching pode ser considerado como a ponte que liga você a um estado de felicidade permanente.
#coachingcomigo
por OLinda Caetano Garcia
coach, palestrante a advogada.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Qual é o caminho mais fácil para atingir o seu objetivo




Olinda Caetano Garcia 

A meta e o objetivo do coachee são o alvo numa sessão de coaching. E, te digo, que elas representam o seu sonho, ou melhor, o sonho do coachee, aquilo que dá motivo para levantar e sair para aproveitar cada minuto de sua vida.

Agora, você deve estar pensando se há um caminho mais fácil.

E, te digo, que o caminho mais fácil depende do estado que você conseguir manter internamente e dá sua disposição para sabe qual é o seu caminho mais fácil, aquilo que você faz melhor, implica em autoconhecimento.

Sim, o estado interno, a predisposição para avançar, a vontade de crescer e atingir o seu objetivo, a motivação, que significa o motivo para ação.

E, isso implica em traçar um plano, e se você achar que isso dá trabalho, vou te dizer que o que dá trabalho é estabelecer “tentativas”, isso porque as tentativas são desestímulos ou justificativas para a não execução de atividades que gerem o resultado desejado.

Pois bem, o seu caminho se torna mais fácil quando você busca o autoconhecimento, quando descobre que pode fatiar o seu objetivo em metas diárias, isto é, você divide objetivamente o seu objetivo e começa a anotar as metas diárias e mensura os resultados diariamente.

Estabeleça notas para as suas atividade, saiba quando está produzindo ou quando apenas está se ocupando com alguma atividade. Sintonize a frequência que deve estar para alcançar o que se propôs.

Pergunte-se diariamente e várias vezes durante o dia: O que estou fazendo agora me leva em direção ao meu objetivo? Estou produzindo ou estou apenas me ocupando.

E,  Celebre, Festeje cada meta alcançada em direção ao seu objetivo.

Faça! Conclua! Celebre!

Trace seu objetivo, defina metas diárias e siga em direção aos bons resultados.
Lembre-se: no processo de coaching esses resultados podem ser atingidos em menor tempo.

#coachingcomigo
Olinda Caetano Garcia (coach e palestrante)

O Life Coaching: Uma Jornada de Potencial e Realização

O life coaching é um processo transformador e profundamente pessoal, ancorado em fundamentos científicos da psicologia positiva, neurociên...