Quem sou eu

Minha foto
**Olinda Caetano Garcia** é advogada com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direitos Humanos, Direito Social e Imobiliário. Reconhecida por sua atuação ética e combativa, dedica-se a promover a justiça social e a defesa dos direitos fundamentais. Ao longo de sua trajetória, destacou-se em litígios e no assessoramento jurídico especializado, além de atuar em causas que envolvem o empoderamento feminino e a igualdade de oportunidades. Com sólida formação e habilidades em negociação e gestão de conflitos, Olinda alia conhecimento técnico a uma visão humanista, buscando soluções jurídicas que contribuam para um ambiente mais justo e inclusivo.

domingo, 26 de março de 2017

Evite o estresse da desorganização


Olinda Caetano Garcia - coach e palestrante

Nos dias atuais o orçamento doméstico tem sido objeto de atenção por parte dos casais e mesmo por aqueles que arcam individualmente com as despesas domésticas.

Saber controlar as despesas e harmonizar a receita com a despesa, não é uma tarefa das mais fáceis, seja para distribuir a renda, ou conter os gastos inúteis, pois exige determinação e disciplina.

No Brasil, segundo recente pesquisa divulgada pelo SPC Brasil, uma grande porcentagem da população brasileira não consegue fechar o mês com dinheiro sobrando, a estatística mostra que caiu em 20% somente neste ano.

Também, mostra que uma boa parte dos brasileiros afirmam que o motivo é a falta de organização para administrar os próprios gastos.

O que se sabe é que independente da “chamada” crise há se avaliar os gastos e estabelecer o grau de importância dos gastos da casa e determinar em que o dinheiro deve ser investido.

Sabe-se, ainda, que muitas pessoas são consumidores compulsivos, consomem por impulso, muitos não controlam os seus gastos, não planejam para os imprevistos, e até desconhecem os seus ganhos reais, assumindo que deixam de organizar as suas finanças.

Importante que se tenha a consciência do quanto é útil organizar-se financeiramente, seja através de uma planilha ou até de um pequeno caderno para anotações.

Um dos fatores predominantes é a falta de disciplina, a falta de tempo e o esquecimento. Bom, tudo isso pode ser alterado quando desenvolvem-se as competências e a habilidades que nos capacitam para uma vida mais organizada sem os muitos eventos estressantes causados pela desorganização.

Nenhum comentário:

O Life Coaching: Uma Jornada de Potencial e Realização

O life coaching é um processo transformador e profundamente pessoal, ancorado em fundamentos científicos da psicologia positiva, neurociên...