Breves palavras sobre o dia Mundial de prevenção ao Suicídio, dia 10
de setembro, o motivo é alertar para os motivos que podem causar uma dor
tão intensa que queira a pessoa abandonar a vida.A dor de viver, para muitos é insuportável, e confesso que já pensei nessa dor de manter-se vivo, porém cheguei à conclusão que se trata muito mais de desafios diários que enfrentados carregam em si o melhoramento em todas as áreas.
Contudo, para muitos os desafios são invisíveis e em desalinho com a vida são ampliados por transtornos psíquicos, mentais, fobias, solidão, drogas, entre outras agravantes. E, não encontrando saída recorrem ao suicídio.
A pergunta é: Que dor é essa?
A Organização Mundial de Saúde apresenta dados que nos remetem a 800 mil mortes ao ano, e o alarmante que é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Os indícios podem nos ajudar a identificar uma possível ação suicida. Em geral, as pessoas acometidas por esses sintomas, organizam as finanças, despedem-se de seus amigos e familiares, isolam-se, desfaz-se de seus bens, deixam de planejar o futuro.
A realidade nos mostra que no mundo que vivemos, apesar da tecnologia, muitas vezes uma pessoa sente-se só em meio a uma multidão, que o isolamento é grande pois deixa-se de conversar e olhar para o outro.
Por isso, deixo meu convite à você para começar com uma simples mudança, deixar de perguntar como vão as coisas, para perguntar: Como vai você?
E, então me diga: Como vai você?

Nenhum comentário:
Postar um comentário