Quem sou eu

Minha foto
**Olinda Caetano Garcia** é advogada com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direitos Humanos, Direito Social e Imobiliário. Reconhecida por sua atuação ética e combativa, dedica-se a promover a justiça social e a defesa dos direitos fundamentais. Ao longo de sua trajetória, destacou-se em litígios e no assessoramento jurídico especializado, além de atuar em causas que envolvem o empoderamento feminino e a igualdade de oportunidades. Com sólida formação e habilidades em negociação e gestão de conflitos, Olinda alia conhecimento técnico a uma visão humanista, buscando soluções jurídicas que contribuam para um ambiente mais justo e inclusivo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Medo e Aceitação


 O medo de se apresentar em público ou de se relacionar com um grupo ocorre com mais frequência do que imaginamos, os sintomas são sentidos e o impulso é fugir dessa situação.

Para muitos é simplesmente o resultado de timidez, contudo há estudos que identificam esse medo como fobia social.

Conforme estudos realizados a fobia social é uma síndrome que se caracteriza como uma dificuldade em conviver socialmente e pelo medo de se expressar publicamente.

Em regra, esse medo está relacionado com o medo do julgamento das outras pessoas e também de sua autocrítica, a pessoa julga-se inapta para aquela situação e que não consegue fazer nada certo acreditando que todos estão ali percebendo e sabendo isso dela.

Diante disso, necessário que se livre desse sentimento, dessa forma de pensar, somente sendo possível quando eliminar a autocrítica. Importante, reconhecer a humanidade que existe dentro de si e que por conseguinte os erros ocorrem como parte do crescimento, mais que isso entender que as relações são construídas na aceitação das pessoas como elas são e que a tolerância mantém os laços afetivos.

Apesar de ser a fobia social normalmente associada a falar em público, nem sempre assim se manifesta, podendo ser outras situações que gerem observação de outras pessoas, até mesmo pequenos diálogos como no supermercado, escolas, festas, trabalho.

De tudo isso, o que importa é identificar a situação em que o medo surge para tomar as providências necessárias para entendê-lo e eliminá-lo, nunca descartando a ajuda de um profissional.

Nenhum comentário:

O Life Coaching: Uma Jornada de Potencial e Realização

O life coaching é um processo transformador e profundamente pessoal, ancorado em fundamentos científicos da psicologia positiva, neurociên...